Blog

Síndrome do Impostor

Uma barreira para o sucesso

A síndrome do impostor é uma condição psicológica na qual as pessoas acreditam que são incompetentes, apesar de evidências claras de sucesso. 

Ela pode afetar qualquer pessoa, independentemente de sua idade, sexo, raça ou nível de educação.

Uma das maneiras pelas quais ela pode ser uma barreira para o sucesso é levando as pessoas a evitar desafios ou assumir riscos. 
Por exemplo, uma pessoa com síndrome do impostor pode recusar uma promoção no trabalho porque tem medo de não conseguir lidar com as responsabilidades. Ou, um aluno com síndrome do impostor pode evitar participar de projetos ou apresentações em sala de aula porque tem medo de ser julgado pelos outros.

É importante lembrar que ela é uma condição psicológica real que pode afetar o sucesso das pessoas. Se você acha que pode estar sofrendo da síndrome do impostor, é importante  identificar e desafiar os pensamentos e crenças que estão alimentando ela.

Reconheça seus pontos fortes e conquistas. É importante lembrar de todas as coisas que você fez bem na vida. Faça uma lista de suas conquistas e leia-a regularmente.
Peça feedback construtivo a outras pessoas. O feedback de outras pessoas pode ajudá-lo a ver seu próprio valor de uma perspectiva diferente.
Aprenda a gerenciar seus pensamentos e emoções. Quando você começar a ter pensamentos negativos sobre si mesmo, procure desafiar esses pensamentos. Lembre-se de que você é capaz e merece sucesso.

Não está conseguindo lidar com isso ?
Marque um horário !
 

AnteriorCansaço Psicológico
PróximoSolidão
Meses dos Posts
Tags

Vem cuidar da sua saúde Mental

Irei retornar confirmando o seu horário